Sementes

Sementes

junho/2016 em Artigos
pumpkin-seeds-1375500_1920
Sementes:
O pseudocereal quinoa (Chenopodium quinoa)
 
-Grão de origem andina, fornece uma fonte equilibrada de aminoácidos, possui compostos antioxidantes (flavonoides, polifenóis e ácidos fenólicos), altos níveis de cálcio, zinco, fósforo e vitaminas do complexo B, quando comparado com aveia, arroz e milho, não contém glúten.
-Sua atividade antioxidante, reduz radicais livres e promove atividades quelantes de metais, além de prevenir de doenças cardiovasculares (devido ao elevado teor de fibras – melhorar a digestão e reduzir os níveis de colesterol sanguíneo);
– O grão, no pericarpo, possui elementos tóxicos que devem ser eliminadas antes de ser consumido, devido ao sabor amargo e à sua atividade hemolítica. Os métodos úmidos são normalmente empregados para esta remoção (30 minutos de imersão em água a 70 °C e agitação por 20 min);
 – A quinoa pode ser consumida tanto em grãos, como na forma de farinha, podendo ser utilizada em combinação com outros cereais para melhorar o valor nutricional de alguns produtos. Como grão, pode ser incorporado em sopas ou, então, cozido e servido de forma similar ao arroz contém uma série de elementos.
 
Linhaça (Linum usitatissimum):
 
-Originária da Ásia, é uma semente oleaginosa, rica em proteínas, lipídeos e fibras dietéticas. Possui componentes importantes como o ácido a-linolênico, as lignanas (antioxidantes) e propriedades funcionais;
– É uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, pode reduzir o colesterol total e o LDL. Possuem também as vitaminas A, B, D e E, e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.
-No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, entretanto no cultivo da linhaça dourada não, por isso são consideradas orgânicas.
-Rica em ácidos graxos essenciais, com elevado teor de lipídios, 50 a 55% pertencente à família ômega 3;
 
Chia (Salvia hispanica):
-Possui uma importante fonte de proteínas, fornecendo aminoácidos essenciais. Comparada com outras sementes, aproximadamente 23 %do seu peso é proteína.
-Capaz de absorver mais de 12 vezes seu peso em água. Esta habilidade de segurar água pode prolongar hidratação e retenção de eletrólitos em fluidos do corpo, especialmente durante esforços. Mantém um bom balanço de fluidos para ajudar as funções celulares.  Uma colher de “chia” despejada num copo d’água e deixada por 30 minutos formará uma gelatina sólida. Este gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma digestão lenta e mantém os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabetes.
Joyce Harumi Reis Ide
Nutricionista