Nutrição – Cálcio

Nutrição – Cálcio

Maio/2017 em Artigos

Alimentos ricos em cálcio.

Atualmente está cada vez comum o uso de dietas sem glúten, sem açúcar e sem lactose. Mas sem que haja alergia à estes, será que ainda assim evitá-los é a melhor opção? Confira a necessidade do Cálcio.

O cálcio é um nutriente essencial nas diversas funções biológicas como a contração muscular, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso e o suporte estrutural do esqueleto. A necessidade média varia de acordo com o sexo e faixa etária, para mulheres adultas não gestante a recomendação é de 1000mg/dia. O cálcio está presente no leite e derivados, outros alimentos fonte de cálcio são: tofu, soja, aveia, couve, entre outros.

Alguns componentes da alimentação, como os fitatos, encontrados em cereais e sementes, os oxalatos (espinafre e nozes) e os taninos (chá), podem formar complexos insolúveis com o cálcio, reduzindo a sua absorção. Entretanto, esses componentes parecem afetar a absorção do cálcio apenas quando a dieta não é balanceada;

Outro fator que pode influenciar a disponibilidade do cálcio para ser absorvido pelo organismo é o sódio, uma vez que a ingestão elevada de sódio acarreta aumento da excreção renal de cálcio, A deficiência de vitamina D afeta diretamente a absorção de cálcio.

Muitos problemas com o funcionamento do seu corpo ocorrem devido à uma alimentação não equilibrada.

Marque uma consulta para conferir qual a melhor dieta para você!

Por Joyce Ide, Nutricionista Clínica e Personal Diet. CRN-SP 333429.