Alimentação na Amamentação

Alimentação na Amamentação

fevereiro/2016 em Artigos

Vamos falar  sobre a importância das mulheres terem uma alimentação saudável e equilibrada, no período de aleitamento materno, principalmente quando elas ingerem alimentos que influenciam na qualidade do leite que vai para o bebê, por isso a nutricionista Joyce Ide vai explicar melhor sobre esse tema.

“A amamentação constitui um processo sociocultural e histórico influenciado por diversos fatores. O leite materno é o melhor e deve ser o único alimento para crianças menores de seis meses devido aos seus benefícios nutricionais, psicológicos, econômicos, imunológicos, fisiológicos, eficiente para o desenvolvimento adequado da criança. A mãe também é beneficiada pela amamentação, visto que a chance de desenvolver câncer de mama é menor entre as mulheres que têm mais filhos e amamentam por mais tempo.
A lactação aumenta as necessidades energéticas e hídricas da mãe, podendo elevar em até 700 kcal as necessidade diárias de consumo alimentar (deve-se considerar o aumento da ingestão de proteínas, de vitaminas e minerais). Essas necessidades aumentadas durante a amamentação são possíveis de atingir através de uma alimentação balanceada e adequada às necessidades da paciente.
Entre os diversos elementos que se relacionam com a lactação, a dieta materna é a fonte de nutrientes para a produção adequada de leite e pode ser influenciada por questões econômicas, sociais e culturais. Os tabus ou restrições alimentares podem fazer com que a lactante se prive de nutrientes importantes para o seu sustento e, consequentemente, para a produção de leite. Lembramos ainda que quando as mulheres que estão amamentando consomem álcool, de forma geral, cerca de 2% deste é transferido para o sangue e Leite Materno. Por isso é muito importante consultar o seu médico e nutricionista para esclarecer dúvidas em relação ao que se pode consumir durante a amamentação.”

Joyce Harumi Reis Ide
Nutricionista