Sexagem Fetal
Menino ou menina?
Eis a questão que reflete a grande curiosidade da maioria dos casais grávidos. Foi – se o tempo em que era necessário aguardar o momento do parto para saber o sexo do bebê, ou a vontade do pimpolho de abrir as perninhas durante a ultrassonografia realizada com cerca de 17 semanas de gestação.
O exame de sexagem fetal já está disponível em muitos laboratórios e deve ser realizado após 8 semanas de gravidez, identificando o sexo do bebê com índice de acerto próximo a 100%. Para isto, basta uma pequena amostra de sangue materno. O exame não exige preparo e pode ser realizado em qualquer gestante.
Durante o período gestacional, algumas células fetais passam para o sangue materno através da placenta e a confirmação do sexo da criança ocorre pela presença ou não do cromossomo Y nestas células fetais. A menina possui 2 cromossomos sexuais X, e o menino possui 1 cromossomo sexual X e um Y. Assim, uma vez encontrado um cromossomo Y no DNA do feto presente no sangue materno, é um menino, caso contrário, uma menina.
Quanto mais avançada a gravidez, menor a chance de erro. Em gestação inicial, principalmente com menos de 8 semanas, o resultado pode ser inconclusivo pela pequena quantidade de células fetais identificadas. Para pacientes submetidas a transfusão sanguínea ou transplante de órgãos, a possibilidade de erro no resultado é maior.
Assim, papai e mamãe já não precisam aguardar muito tempo para chamar o bebê pelo nome ou colorir o quartinho de azul ou de cor de rosa.