Prazer, assoalho pélvico
O assoalho pélvico é composto por músculos e fáscias que realizam o suporte dos órgãos pélvicos. Estes músculos estão interligados de tal forma que através deles passam a uretra, a vagina e o ânus. Quando a mulher está em posição ereta eles se colocam de forma horizontal, formando um plano que sustenta útero, vagina, bexiga, uretra e reto.
As funções normais dos órgãos pélvicos dependem da integridade de todos os seus componentes. Defeitos do suporte pélvico podem contribuir para distopias genitais, como a `bexiga caída`; incontinências urinaria e fecal; e disfunções sexuais.
Os músculos do assoalho pélvico (MAP), geralmente, perdem força e tônus durante a vida normal da mulher. Dia a dia os MAP sustentam o peso dos órgãos pélvicos, o que se torna um grande desafio durante a gestação para sustentação do bebê e demais órgãos embrionários. Estes músculos perdem em qualidade também com a chegada da menopausa, pela baixa nos níveis de estrogênio.
A principal causa traumática em que ocorre perda de força e tônus dos MAP é no parto vaginal mal conduzido. Daí a importância de planejar junto com seu obstetra a melhor via de parto para mamãe e bebê.
Diante dessas situações, não podemos esquecer que o melhor caminho, como sempre, é a prevenção. Exercitar os MAP regularmente pode assegurar a boa manutenção de sua força e tônus, evitando incontinências, distopias, e disfunções sexuais relacionadas à sua condição.
E você, conhece seus músculos do assoalho pélvico? Sabe como exercita-los? Peça orientação de seu ginecologista e fisioterapeuta para prevenir ou tratar problemas relacionados aos seus MAP.