Miomatose

Mioma ou FIBROMAS ou Leiomioma do Útero

Miomatose

junho/2015 em Artigos

Miomas, fibromas ou leiomiomas são sinônimos para os tumores benignos mais comuns da mulher e que se desenvolvem no útero. Na prática clínica, até 50% das mulheres terão miomas durante a vida.

O surgimento da miomatose pode estar relacionado à predisposição genética, fatores intrínsecos individuais, concentração e ação dos hormônios femininos (os principais fatores responsáveis pelo crescimento tumoral). Os miomas podem ser classificados de acordo com sua localização do útero, aparecendo no colo, transição colo/corpo ou corpo uterino.

Os tumores de corpo são os mais comuns e podem estar dentro da cavidade submucosos (os que provocam mais episódios hemorrágicos), na musculatura uterina, intramural ou na superfície externa do órgão subseroso (estes últimos são os que apresentam menos manifestações clínicas).

Os principais sintomas são: sangramento uterino anormal, dor pélvica e disfunção reprodutiva. O sangramento vaginal anormal é a manifestação mais comum, apresentando – se como aumento na frequência, duração e / ou intensidade do fluxo menstrual. A infertilidade pode estar relacionada à obstrução das tubas uterinas ou preenchimento da cavidade uterina pelos miomas.

O tratamento clínico tem como principal objetivo o controle dos sintomas e a redução tumoral. Pode ser realizado com anti-inflamatórios e analgésicos ou com a utilização de hormônios. Para casos de difícil controle, a indução de menopausa com medicamentos é uma opção, porém, tem duração limitada pelos importantes efeitos colaterais.

Para realização de tratamento cirúrgico dos miomas deve – se levar em conta a idade da paciente, desejo reprodutivo, tamanho dos nódulos miomatosos e sintomatologia. Inclui embolização dos tumores, interrompendo o fluxo de sangue para eles; retirada apenas dos miomas, com preservação do útero e sua função reprodutiva e a retirada total do útero, a chamada histerectomia.