Contraceptivos Hormonais em Pacientes com Endometriose

Contraceptivos Hormonais em Pacientes com Endometriose

Março/2018 em Sem categoria

Por: Dr. Rogério Tadeu Felizi – Médico ginecologista especialista em cirurgia minimamente invasiva, videolaparoscopia e cirurgia robótica

Hoje vamos conversar sobre uso de contraceptivos hormonais em pacientes com endometriose. Diariamente somos questionados sobre a utilização de contraceptivos hormonais em pacientes com endometriose.

As duvidas mais frequentes são:
– Existe necessidade de usar contraceptivos hormonais ?
– Os contraceptivos hormonais melhoram ou não a endometriose ?
– Os contraceptivos hormonais tem papel na gênese da endometriose ??

Para responder algumas destas duvidas vamos utilizar informações de um artigo publicado em junho de 2017 na revista European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology. A patogênese da endometriose ovariana (endometrioma ovarianio) ainda é controversa. Varias são as teorias utilizadas para explicar a formação da endometriose ovariana:

– Teoria da  menstruação retrógrada: ocorrência de refluxo tubáreo de glândulas endometriais seguida pela aderência na superfície ovariana e subseqüente invaginação desses implantes.
– Teoria da metaplasia celômica, que consiste na invaginação do tecido cortical do ovário e metaplasia do epitélio celômico.
– Teoria da transformação de cistos funcionais em endometriomas também está sendo muito estudada pelos pesquisadores. Esta teoria levanta a possibilidade que um corpo lúteo ovariano ao aderir no peritônio da parede pélvica, resulta em acumulo de sangue e transformação em um endometrioma ovariano. Muitos estudos que apoiam esta possibilidade, mostram um risco diminuído de ocorrência de endometrioma ovariano em mulheres usuarias de anticoncepcionais hormonais.

Recentemente um estudo mostrou a eficácia do uso a longo prazo de contraceptivos orais na redução de tamanho e recidiva de endometriomas ovarianos. Outro estudo recente também relatou uma menor probabilidade de lesões endometrias no ovário entre os usuárias de contraceptivos hormonais quando comparados com as que não utilizaram, sugerindo um efeito protetor dos contraceptivos hormonais na genese da endometriose ovariana.

No estudo publicado em junho de 2017 pela revista  European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, as mulheres previamente diagnosticadas com endometriose peritoneal que tiveram história de uso de contracepção hormonal apresentaram menor incidência de endometriomas ovarianos do que as mulheres sem uso prévio de anticoncepcionais hormonais.

Os resultados  apresentados na pesquisa publicada publicado em junho de 2017 pela revista  European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology  sugerem que as mulheres com endometriose peritoneal que tiveram história de uso de contraceptivo hormonal apresentaram menor incidência de endometrioma ovariano do que aquelas sem o uso de contraceptivo hormonal. Possíveis mecanismos de ação incluem a redução do risco de formação do corpo lúteo e posterior transformação em um endometrioma ovariano ou através da diminuição da menstruação retrógrada. Estudos maiores ainda são necessários para melhores conclusões.

As informações contidas neste blog tem caráter informativo.

Orientamos sempre a procurar um médico especialista para maiores informações.

Visite nossos blogs.
www.endometrioseabc.blog.br
www.mioma.blog.br
www.cirurgiaginecologica.blog.br
www.cirurgiarobotica.blog.br
www.drrogeriofelizi.com.br