Alterações Comportamentais Durante a Gestação
Toda mulher é um universo de desejos, aspirações e sentimentos. Durante a gravidez, a mulher está sujeita a mudanças hormonais, metabólicas e psicológicas; os primeiros três meses de gestação costumam ser os mais difíceis para a futura mamãe, já que são dias de muitas novidades e fortes emoções alternando altos e baixos (alterna momentos de felicidade e repentes de angustia, fica irritada, depressiva e extremamente crítica com ela mesma.) Sentimentos completamente comuns nesse período.
Nesses meses, a mulher costuma tomar a consciência que está deixando de ser filha e se tornando mãe e esse pode ser um momento muito especial em seu crescimento. Tudo isso vai influenciar no modo como ela lida com a gestação. Mas é importante lembrar que o nascimento de um filho é uma experiência familiar, que o mesmo processo de mudança de identidade e de papel se verifica também no homem.
A presença e compreensão do pai nesta fase é fundamental. Ele deverá estar presente a todo momento possível, do início ao fim do pré-natal. Sobre a sexualidade durante a gestação comentaremos mais tarde.