Infertilidade

Infertilidade

junho/2015 em Artigos

Infertilidade é definida quando o casal não obtém gravidez após um ano de tentativas sem uso de métodos contraceptivos.

A capacidade de gestação de um casal normal é de 20% ao mês, sendo assim, é preciso no mínimo 5 meses para almejar a gestação.

As porcentagens de infertilidade estão divididas entre 40 das causas para o homem, 40% das causas e da mulher e 20% das vezes o casal não culmina em gestação e não existem causas aparentes.

Entre as principais causas de infertilidade podemos destacar a baixa qualidade dos gametas (óvulo e/ou espermatozóide), endometriose, miomas, tabagismo e doenças inflamatórias pélvicas.

Dentre os exames utilizados na investigação da infertilidade estão: historia clinica, dosagens hormonais, histeroscopia, histerossalpingografia, laparoscopia e espermograma.

Os avanços na área de Reprodução Humana nas últimas décadas possibilitaram um aumento significativo nas taxas de gestação em casais inférteis, utilizando técnicas in vivo (quando a fertilização se dá no organismo feminino através de inseminação) ou in vitro (quando a fertilização acontece no laboratório e o embrião é transferido ao organismo materno).