Cirurgia Robótica o Virtual Real
A ciência medica é uma área historicamente líder de avanço tecnológico. No último século inúmeras técnicas de diagnóstico e tratamento foram implantadas.
Acompanhem este avanço com o recente artigo do Eduardo F. Pedroso de Almeida, médico Urologista (associado ao corpo clinico da Clínica Pinotti).
Por que optar pela cirurgia robótica?
Dr. Eduardo Pedroso:
A cirurgia robótica vem transpor várias barreiras; dentre elas a distância entre paciente e cirurgião, possibilitando realização de cirurgias com monitorização remota a distancias intercontinentais. O robô Da Vinci, vem sendo nos últimos 10 anos, a técnica mais comum de cirurgia utilizada para o tratamento do câncer de próstata nos Estados Unidos. Estima-se que mais de 85% de todas as prostatectomias radicais são realizadas por esse método. Os resultados positivos vêm sendo documentados em várias publicações e estes resultados se devem provavelmente a melhor visualização e a maior precisão oferecida pelo equipamento.
O Da Vinci e dividido em 3 partes: o robô em si, aonde inserimos os instrumentos, o console, aonde controla-se o movimentos e o carro da visão, por onde une-se as imagens dos dois olhos para criação de visão em 3 dimensões. Ao contrário da laparoscopia que foi popularizada primeiramente por cirurgiões gastrointestinais, este instrumento foi primeiro utilizado por urologistas.
Esta nova tecnologia une grandes habilidades que facilitam a vida do cirurgião, melhorando os resultados cirúrgicos.
Ele possui 6 graus de liberdade de movimento, imitando, portanto os movimentos da mão do ser humano.
A visão em 3 dimensões facilitou a realização de cirurgias complexas devido a noção de profundidade oferecida pelo equipamento. Ainda adiciona-se filtro de tremor, visão com aumento de 10 a 15 vezes, realização de movimentos delicados e ergonomia, o que possibilita cirurgias complexas.
Segurança: Qualquer movimento realizado pelo robô foi feito pelo cirurgião no console. Ele não pensa e não faz nada sozinho. Diante de ações imprevistas pelo cirurgião ou se ele retirar o rosto da tela, o equipamento trava provisoriamente, evitando danos ao paciente.
O robô Da Vinci revolucionou a maneira como a cirurgia será realizada no mundo inteiro, porem o mais importante ainda é a habilidade e experiência de cada cirurgião.
Benefícios:
- Imagem em alta definição (1080p)
- Ampliação de 10x
- Visualização em 3D.
- Filtração de tremor das mãos do cirurgião.
- Uso de incisões mínimas
- Retorno mais rápido às atividades normais.
- Menor tempo de hospitalização.
- Menor perda de sangue e menos transfusão.
- Redução da dor
Artigo do Dr. Eduardo F. Pedroso de Almeida – Urologista