Câncer de Próstata
Após inúmeras ações em prol do diagnóstico precoce do câncer de mama, agora focamos nos homens!
Neste mês estamos apoiando a campanha do Novembro Azul.
Todas as nossas pacientes e colaboradoras são incentivadas a apoiar seus pais, parceiros, filhos a se conscientizar da necessidade do diagnostico precoce do câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro e dezembro estaremos apoiando esta causa e realizando exames e consultas com foco no diagnóstico precoce de câncer de próstata e doenças relacionadas a mesma.
Estudos da Sociedade Brasileira de Urologia, revelou que 47% dos homens nunca realizaram exames próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino).
Pedimos para o Urologista da Clínica Pinotti, respondesse algumas questões :
Para que serve a próstata?
Dr. Eduardo: a próstata é uma glândula de uma noz com um peso de aproximadamente 20-30 gramas e que tem seu aumento progressivo com a idade. Ela se localiza entre a bexiga e a uretra, produz parte do esperma e ajuda no controle da micção.
Quais são as doenças mais comuns da próstata?
Dr. Eduardo: a maioria das doenças da próstata são causadas pela hiperplasia prostática benigna (80%), que e o crescimento da próstata, 2% dos problemas são causados por prostatite, que é uma inflamação da próstata e 18% somente são câncer.
O que é o câncer de próstata?
Dr. Eduardo: é o crescimento exacerbado e desordenado das células prostáticas que podem invadir órgãos vizinhos ou se empalharem pelo corpo (metástases).
O que o paciente sente?
Dr. Eduardo: na maioria dos casos o paciente não sente nada, a maioria dos sintomas são causados pelo crescimento da próstata e não pelo tumor, os sintomas vão aparecer somente com a doença avançada, por isso devemos fazer exames para diagnosticar a doença ainda no inicio.
Como se descobre o câncer de próstata?
Dr. Eduardo: o diagnóstico e feito através de exames de rotina em homens acima de 50 anos, ou a partir de 45 anos em homens com familiares com câncer de próstata ou negros. O paciente deve fazer anualmente exame de toque retal, PSA, e Ultrassonografia de próstata e caso algum apresente alguma suspeita, o diagnostico definitivo é feito através de biopsia de próstata.
Como posso evitar o câncer de próstata?
Dr. Eduardo: devemos evitar o cigarro, diminuir a ingesta de alimentos gordurosos e carne vermelha e aumentar a ingesta de Ômega 3, vitamina A e D e Licopeno. Desta forma diminuímos o risco da doença.
Quais os tratamentos?
Dr. Eduardo: Nos casos iniciais- que são a maioria- a doença pode ser tratada com a remoção total da próstata ou também por radioterapia. Nos casos mais avançados ou com metástases o tratamento pode ser feito com medicações ou quimioterapia.
Qual o risco de morrer de câncer de próstata?
Dr. Eduardo: nos casos descobertos no inicio – que são a maioria- a chance de longo tempo livre de doença é de quase 100%, já nos casos mais avançados esta chance abaixa para menos de 40%. Isto mostra a importância do diagnostico precoce.
Existe cura?
Dr. Eduardo: caso o diagnostico seja feito precocemente e o tratamento adequado, existe grande chance de cura!
Dr. Eduardo Ferreira P. de Almeida – CRM 101519 – Urologia
Graduação: Medicina pela Universidade Severino Sombra, Vassouras RJ- ano de conclusão: 2000
- EAU – Associação Européia de Urology
- SBU – Sociedade Brasileira de Urologia
- AMB – Associação Médica Brasileira
- SIU – Associação Italiana de Urologia.