Hipertensão

abril/2016 em Artigos

hipertensaoOlá clientes e amigos! Como hoje é o dia Nacional do Combate à Hipertensão, convidamos o Dr. Fábio Freire para responder algumas questões sobre o assunto! Vejam a seguir:

1. O que é a tensão arterial elevada (hipertensão)?
“Hipertensão, também conhecida como pressão arterial alta, é um distúrbio no qual os vasos sanguíneos têm pressão arterial persistentemente elevada, o que pode danificá-las. Cada vez que o coração bate, que bombeia o sangue dentro dos vasos que transportam o sangue para todas as partes do corpo. A pressão arterial é à força do sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos (artérias) sendo bombeado pelo coração. Quanto maior a tensão, maior o esforço a desenvolver o coração a bombear.
A pressão arterial normal em adultos é de 120 milímetros quando o coração bate (sistólica) e 80 mm Hg quando o coração (pressão diastólica) relaxa. Quando a pressão sistólica é inferior a 140 mm de Hg e / ou pressão diastólica é superior a 90 mm Hg, a pressão arterial é considerada alta ou elevada.
A maioria das pessoas com hipertensão não apresentam quaisquer sintomas, por isso, é conhecido como o “assassino silencioso”. Às vezes, a hipertensão provoca sintomas como dor de cabeça, falta de ar, tonturas, dor no peito, palpitações cardíacas e hemorragias nasais, mas nem sempre.”

2. Porque é que a pressão arterial elevada é perigosa?
“Quanto maior for à pressão arterial, maior o risco de danos aos vasos sanguíneos do coração e de órgãos tais como o cérebro e os rins. A hipertensão é a causa evitável mais importante de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral no mundo.
Se não for controlada, pode causar infarto do miocárdio hipertensão, alargamento do coração e, finalmente, insuficiência cardíaca. Os vasos sanguíneos podem desenvolver protuberâncias (aneurismas) e áreas fracas que as tornam mais suscetíveis ao entupimento e quebra. A pressão sanguínea pode causar derrame de sangue para o cérebro e provocar um acidente vascular cerebral. A hipertensão também podem causar insuficiência renal, cegueira e deficiência cognitiva.
As consequências da hipertensão na saúde podem ser agravadas por outros fatores que aumentam as chances de ter uma falha de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou renal. Estes incluem o consumo de tabaco, dieta pouco saudável, o consumo nocivo de álcool, inatividade física e exposição ao estresse permanente e obesidade, colesterol elevado e diabetes mellitus.”

3. Como você pode prevenir e tratar a pressão arterial elevada?
“Sua pressão arterial deve ser medida regularmente, porque é importante saber o valor. Se for alta, você terá que consultar um profissional de saúde.
Algumas pessoas simplesmente mudam seu estilo de vida para controlar a pressão arterial, e deixam o consumo de tabaco, adotam uma dieta saudável, praticam exercícios físicos regularmente e evitam o uso nocivo do álcool. Reduzir a ingestão de sal também pode ajudar. Para outras pessoas, essas mudanças são insuficientes e precisam tomar medicamentos prescritos.
Os adultos podem contribuir para a medicação prescrita do tratamento, mudando seu modo de vida e para monitorar sua saúde.
Pessoas com hipertensão que também têm um alto nível de açúcar no sangue, colesterol elevado ou insuficiência renal estão em maior risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame. Por isso, é importante ter avaliações periódicas da quantidade de açúcar e colesterol no sangue e níveis de albumina na urina.”

“Todas as cinco medidas que podemos tomar para minimizar a chance de desenvolver hipertensão e suas consequências adversas:
1- Dieta saudável:
Mudança para um estilo de vida saudável, enfatizando a nutrição adequada de crianças e jovens.
2- Reduzir o consumo de sal, ser inferior a 5 g por dia (um pouco menor do que uma colher de chá por dia).
3- Comer cinco porções de frutas e vegetais por dia.
4- Reduzir a ingestão de gordura total, especialmente saturada. Evitar o uso nocivo do álcool, ou seja, limitar a ingestão de mais do que uma bebida padrão por dia.
5- Atividade física:
Realizar atividade física em uma base regular e promover a atividade física entre crianças e jovens (pelo menos 30 minutos por dia). Manter um peso normal: cada perda de 5 kg de excesso de peso pode reduzir a pressão arterial sistólica entre 2 e 10 pontos. Deixar o consumo de cigarro e exposição a produtos do cigarro. Gerir o stress de uma forma saudável, por exemplo, através da meditação, exercício e relações sociais positivas.”
Dr. Fabio Freire